Inclusão social da pessoa com deficiência múltipla

Pequeno Cotolengo Paranaense • 17 July 2018
0 comments
0 likes

O Pequeno Cotolengo Paranaense desenvolve seus trabalhos, na busca pela qualidade de vida e inclusão da pessoa com deficiência múltipla, através dos três acessos oferecidos gratuitamente dentro de nossa estrutura: acolhimento, saúde e educação.

No primeiro acesso, o acolhimento, o Pequeno Cotolengo Paranaense conta com cinco grandes lares e oito casas lares em funcionamento, dividindo entre si os públicos masculino e feminino, conforme o grau de complexidade dos 193 moradores com deficiências múltiplas. Entre os lares estão dois femininos, Lar Maria de Nazaré e Lar Santa Terezinha, primeiro pavilhão construído pela instituição; dois masculinos, Lar Divina Providência e Lar São Francisco; e um grande lar misto, o Lar Anjo da Guarda, que acolhe, principalmente, crianças e adolescentes com os quadros de maior complexidade. Contamos nestes espaços com equipes de enfermagem, auxiliares de enfermagem e cuidadoras, além de uma equipe de zeladoria, que juntas são as responsáveis diretas por garantir qualidade de vida e por proporcionar um clima familiar para todos os acolhidos.

Através do setor de Serviço Social é possível atuar de forma integrada, restabelecendo e reforçando os vínculos familiares dos moradores, ampliando a rede de atendimento psicossocial e garantindo seus direitos de cidadãos junto à sociedade.

Para que possamos oferecer o acesso à saúde, mantemos em nossa organização uma equipe técnica com 16 diferentes especialidades: Infectologia, Neurologia, Geriatria, Clínica Geral, Psiquiatria, Oftalmologia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Fonoaudióloga, Psicologia, Serviço Social, Farmácia, Enfermagem, Odontologia, Musicoterapia, Nutrição e recentemente a Instituição passou a oferecer 4 Métodos terapêuticos:  Pediasuit, Snoezelen, Equoterapia e Hidroterapia. Além de atenderem, em alguns casos, diretamente nos grandes lares, esta equipe tem como ferramentas de trabalho as salas e equipamentos disponíveis em nosso Centro de Habilitação/Reabilitação, que conta com o apoio de diversas instituições de ensino superior no fortalecimento e intensificação dos atendimentos às pessoas com deficiências múltiplas acolhidas. Em 2017 chegamos ao número de 76 mil atendimentos na área de saúde.

Por fim, o terceiro pilar oferecido pelo Pequeno Cotolengo garante que as pessoas acolhidas tenham acesso a um dos direitos básicos: à educação. Através da Escola Pequeno Cotolengo de Ensino Fundamental na Modalidade de Educação Especial, uma parceria com o Governo do Estado do Paraná, com apoio da Prefeitura Municipal de Curitiba, permite que mantenhamos diversas atividades pedagógicas como alfabetização, estimulação visual e sensorial, artesanato, esporte, musicalização, entre outros. Especial destaque é dado ao Projeto Coro Cênico, que reúne dezenas de pessoas acolhidas para a iniciação em técnicas teatrais e musicais para a interpretação de diferentes peças artísticas.

Hoje a Instituição é responsável por garantir o acesso aos direitos previstos nas políticas públicas nas áreas da saúde e assistência das pessoas acolhidas no Pequeno Cotolengo Paranaense. São 53 anos de trabalho realizado refletido nos sorrisos e na alegria expresso por cada morador.